2020/21

Elvira Santos Silva, aluna do 6.º ano de escolaridade, na Escola Básica da Cordinha, alcançou o 3º lugar, na prova de palco do 2º ciclo do Ensino Básico, na Final Nacional da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) que teve lugar no dia 5 de junho, no auditório do Templo da Poesia - Parque dos Poetas, em Oeiras. Para chegar à prova final a aluna venceu as várias fases do concurso: escolar (a nível concelhio), intermunicipal e nacional (prova escrita de pré-seleção).

Sendo a competência da leitura essencial para a construção de uma sociedade mais livre e democrática no acesso à informação e ao conhecimento é importante o desenvolvimento da literacia, a formação de leitores e a promoção do gosto e criação de hábitos de leitura, nas nossas crianças e jovens.

Neste evento, com o propósito de celebrar a festa da leitura, estiveram presentes 20 alunos (5 de cada ciclo de ensino) finalistas das escolas do continente, Madeira, Açores e dos Países de Expressão Portuguesa.

Os alunos finalistas realizaram uma prova de palco, com a duração de 3 minutos, que consistiu na leitura expressiva de um excerto de uma obra, previamente selecionada por cada aluno, e argumentação sobre a mesma. A aluna Elvira Silva, do AEOH, selecionou e apresentou a concurso um excerto da obra “Avozinha Gângster”, de David Walliams, “uma história sobre preconceitos e aceitação, cheia de piadas engraçadas e palavras tolas, ao estilo bem-humorado do autor”.

O evento transmitido em direto, nas redes sociais do PNL2027 e da Câmara Municipal de Oeiras, contou com a presença dos representantes do PNL; da Rede de Bibliotecas Escolares; da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas; do Instituto Camões; da Direção-Geral de Administração Escolar / Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro e, ainda, em representação do PNL2027 esteve a comissária Dra. Teresa Calçada. Esta iniciativa, apresentada por José Carlos Malato, teve cobertura televisiva pela RTP.

E como uma festa não pode dispensar umas boas gargalhadas e bons momentos musicais, estes foram proporcionados, no decorrer da manhã, pela dupla Celina da Piedade e Serafim e com um miniconcerto da banda HMB.

Após a nomeação dos vencedores e a atribuição dos prémios, os participantes e envolvidos no evento degustaram um delicioso almoço, no pátio do Templo dos Poetas e usufruíram do magnífico jardim do parque, tendo ainda realizado visitas ao Aquário Vasco da Gama (os concorrentes) e à Exposição “Fortificações de Oeiras” (os acompanhantes).

As Bibliotecas Escolares do AEOH congratulam-se pelo sucesso alcançado pela aluna, Elvira Silva e parabenizam todos os alunos que participaram nas várias fases da 14.ª Edição do CNL, bem como, todos os envolvidos no processo.

 

“A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar.”

José Saramago

 

Aluna do AEOH, EB da Cordinha, no 3º lugar final da 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura   Aluna do AEOH, EB da Cordinha, no 3º lugar final da 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura   Aluna do AEOH, EB da Cordinha, no 3º lugar final da 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura