A candidatura do AEOH à Acção Chave 1 do Programa Erasmus+, no sector da Mobilidade para formandos e pessoal de EFP (KA102), denominado “AEOH em Movimento - Integração no mercado de trabalho Europeu”, foi aprovada para o ano 2020-2021 e prevê 12 mobilidades de pessoal docente e discente.
Com esta participação o AEOH pretende fomentar o aumento das qualificações das equipas de formação e de gestão intermédia no domínio do ensino e formação profissional e dotar os nossos formandos de uma mundividência e ferramentas que serão uma mais-valia no mercado de trabalho nacional e internacional. Identificámos a necessidade premente de MUDAR e estamos empenhados na mudança.
A estratégia de internacionalização da escola permitirá criar uma rede de parcerias com outras instituições e escolas a nível europeu o que criará um stock de contactos possíveis a ser repescados noutras alturas e noutras circunstâncias e ansiamos que o recurso a estratégias internacionais se torne mais sistemático e comece a fazer parte da nossa rotina e da nossa cultura de escola.
Com este projeto pretendemos dotar os formandos de mais autonomia e competência profissionais. O publico alvo que pretendemos atingir com esta mobilidade de formação em contexto de trabalho de 2 meses tem como destinatários alunos que estarão no 3.º ano do curso profissional de Técnico de Multimédia, de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, de Técnico de Cozinha/Pastelaria e de Técnico Restaurante/Bar. Dois/três alunos por saída profissional.
Os critérios de seleção serão os seguintes:
- média das disciplinas que integram a componente técnica do Curso;
- média do curso calculada no Conselho de Turma do 2.º trimestre do ano de execução do projeto;
- média das classificações na disciplina de inglês;
- entrevista (a cargo da equipa 'Move Forward')
- assiduidade determinada pelo número de faltas injustificadas às atividades letivas ou extra-letivas;
- avaliação comportamental realizada pelo Conselho de Turma do 2.º trimestre do ano de execução do projeto;
Mais tarde, se tal for necessário, serão aplicados critérios relacionados com disponibilidade física e emocional para perceber e disseminar os resultados de uma experiência desta envergadura, a motivação para a escola e para o desenvolvimento de atividades, o domínio de língua inglesa e a predisposição para a mudança.