No ano letivo transato o Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas viu aprovada uma candidatura no âmbito do Programa Comenius da Comissão Europeia. O projeto com o título Global style – figures, fashion, fragrances, furniture, food (Estilo Global – figuras, moda, fragrâncias, mobiliário e comida), abrange uma parceria de escolas de seis países da União Europeia (Bulgária, Eslovénia, Itália, Polónia, Portugal e Áustria – país coordenador).

Decorreu entre os dias 21 e 25 de outubro o primeiro encontro de trabalho de alunos e professores representantes das escolas dos vários países. Este encontro realizou-se na Escola Akademisches Gymnasium de Salzburgo (Áustria).

Do recém-formado Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participaram neste encontro os alunos Ana Sofia Miranda, Francisco Almeida, Joana Garcia e Michael Nunes das turmas A e B do 9º ano, que atualmente frequentam a Escola Secundária.

Os alunos abordaram os vários temas do projeto, integrados em grupos de trabalho compostos por alunos dos vários países parceiros e tiveram o inglês como língua de comunicação. Todos os participantes visitaram monumentos significativos na cidade de Salzburgo, conhecida como a “Roma do Norte” devido às muitas e magníficas igrejas, como a Fortaleza de Hohensalzburg, os jardins do Palácio de Mirabell, a Casa-museu do famoso compositor Wolfgang Amadeus Mozart, a Catedral e o Panorama Museum onde identificaram alguns dos locais onde foi rodado o filme Música no Coração, em 1965, dirigido por Robert Wise e com Julie Andrews no papel principal.

 

{oziogallery 518}