Home

Agrupamento

Alunos

Professores

Projetos

Contactos

COVID 19

Home

Perante uma Casa da Cultura repleta de estudantes do 9.ºano e do 12.º ano do AEOH decorreu, no passado dia 27 de Maio, o debate que pretendeu evocar os 30 anos de integração europeia de Portugal, subordinado ao sugestivo título “«Quero ver Portugal na CEE». 30 anos de esperanças e desencantos." 

O debate, uma iniciativa da Área Disciplinar de História do AEOH, a que se associaram o Clube Europeu e a Associação de Estudantes, foi moderado pela aluna do 12.º ano, Bárbara Francisco e teve a abrir uma prelecção do senhor Professor Doutor José Reis, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais.  

 

 O Professor Doutor José Reis abordou a fundação da CEE, o seu alargamento e os trilhos que seguiu depois e que, infelizmente, já como União Europeia, não persegue, nem concretiza, os ideais que presidiram à sua criação. Ainda assim, o Professor José Reis assume-se como um “europeísta sofrido”, mas que continua a acreditar no projecto europeu, enquanto projecto de paz e de desenvolvimento para o Velho Continente. A integração de Portugal, há trinta anos, foi uma mais-valia para o nosso país e, provavelmente, o motor do nosso desenvolvimento durante o período democrático.

Seguidamente vários alunos expuseram as suas perguntas e dúvidas em relação ao tema, questionamento que o palestrante classificou de muito interessante e fundamentado, regozijando-se com o conhecimento e o interesse revelado pela plateia de estudantes. Esgotou-se o tempo, mas não a vontade participativa dos jovens 

Os promotores da iniciativa congratulam-se com esta forma de estar e de vivenciar a escola, pois estas acções permitem exercitar as regras da cidadania activa, exercício este que é fundamental na formação cívica dos nossos jovens alunos, tornando-os atentos e críticos em relação à actualidade e ao mundo que os rodeia.

DespertaRꓱS e AEOH On

AEOH "O que nos move"

Dia da Informática

AEOH em Ação

#AEOH